Campanhas inteligentes do Google Ads: o que são e quem deve usá-las?

As campanhas inteligentes do Google Ads são uma das maneiras mais fáceis de mergulhar no mundo do CPC e do marketing digital.

Se você é proprietário de uma pequena empresa ocupada e deseja saber se o Google Ads funcionaria para sua empresa, é fácil começar.

E é por isso que as campanhas inteligentes ainda têm um lugar no Google Ads.

Mas o que exatamente são as campanhas inteligentes do Google Ads?

O que você pode fazer com eles e os resultados são tão bons quanto as campanhas normais de anúncios do Google?

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre as Campanhas inteligentes, como usá-las e se deve usá-las para o seu próprio negócio.

A execução de uma campanha de anúncios do Google não é uma tarefa simples.

Você tem que dominar todos os tipos de coisas.

Por exemplo, você precisa aprender palavras-chave, palavras-chave negativas, segmentação, públicos-alvo personalizados, extensões de anúncio, segmentação geográfica, determinar quando dar lances e quando não dar lances etc.

Eu poderia continuar, e continuar e continuar.

Mas quando você administra uma pequena empresa em que a descrição de seu cargo se encaixa em todas as funções, é quase impossível encontrar tempo.

E contratar uma agência externa de PPC pode ser caro.

As campanhas inteligentes do Google Ads estão aqui para você.

O que são campanhas inteligentes do Google Ads?

Para explicar adequadamente o que são as campanhas inteligentes e o papel que elas desempenham no pacote do Google Ads, precisamos começar do começo.

O Google lançou o AdWords Express ao público em 2011, com a intenção de simplificar sua plataforma original e sofisticada, de maneira mais intuitiva para anunciar no Google.

Principalmente, a idéia era automatizar e simplificar tudo.

Com os anúncios regulares do Google, você tem inúmeros fatores que precisa controlar.

Do lance à pesquisa de palavras-chave, criação de anúncios e muito mais. É como um trabalho de período integral executar uma única conta em seu potencial máximo.

Até o painel geral do Google Ads pode ser esmagador para um novo usuário:

Mas é aí que entram as campanhas inteligentes.

Para onde foi o AdWords Express?

Se você está se perguntando para onde foi o AdWords Express, não se preocupe, ele ainda existe.

Em 2019, o Google fez parte do pacote do Google Ads e renomeou a seção “Campanhas inteligentes”.

Em vez de um painel e um URL separados, agora você precisa criar Campanhas inteligentes criando uma nova campanha do Google Ads e selecionando “Inteligente” como o tipo de campanha.

Mas isso não significa que a experiência real do usuário tenha mudado.

As campanhas inteligentes ainda mantêm a experiência simples do usuário e é muito mais fácil navegar por alguém que (1) possui tempo e recursos limitados ou (2) pouca ou nenhuma experiência com publicidade paga por clique.

Além de simplificadas, as Campanhas inteligentes ainda ajudam as empresas a alavancar anúncios nas propriedades do Google para impulsionar as vendas.

Assim como em qualquer publicidade, para se beneficiar de anúncios, você precisa vender produtos ou serviços, seja através de uma loja local de tijolo ou argamassa ou de uma loja online.

Se você escolher uma Campanha inteligente, provavelmente nem levará 15 minutos para começar.

Onde seus anúncios são exibidos?

Com as Campanhas inteligentes, você pode exibir anúncios para sua empresa na rede de pesquisa, segmentação por dispositivo móvel, Google Maps e até parceiros do site do Google.

Então, quais são os benefícios? Por que uma pequena empresa deve usar campanhas inteligentes?

Por que você deve usar as campanhas inteligentes do Google Ads?

As campanhas inteligentes são muito ruins.

Os profissionais de marketing e agências de PPC o consideram inútil e um desperdício de tempo / dinheiro.

Mas isso não poderia estar mais longe da verdade.

Campanhas inteligentes ainda é um ótimo produto de anúncio para pequenas empresas com orçamentos pequenos que não possuem conhecimento técnico.

Um painel e relatórios muito mais simples

As campanhas inteligentes têm uma interface muito, muito mais simples do que as campanhas regulares. A visão geral da campanha oferece a você tudo o que um iniciante em PPC precisa saber rapidamente.

No topo, você pode ver a visualização do seu anúncio, um detalhamento das informações da sua empresa e a meta da sua campanha. Então você vê impressões, cliques e o valor gasto.

Se você rolar para baixo, poderá ver as cinco principais métricas relatadas por uma campanha inteligente:

O relatório principal mostra impressões, cliques, gastos com anúncios, conversões e ações de mapas. Como o objetivo da campanha era “Chamadas”, mostra “Cliques na chamada” em vez de conversões regulares.

As principais configurações de anúncio, você encontra na parte inferior da mesma página.

Aqui você pode controlar seu orçamento, local de destino e sua categoria e informações comerciais. (A categoria e as informações da empresa ajudam o Google a segmentar automaticamente palavras-chave relevantes para sua empresa.)

Economize tempo na configuração e otimização de campanhas

As campanhas inteligentes não são mais primitivas em suas opções de segmentação do que as campanhas regulares. A principal diferença é que o algoritmo do Google lida com a maioria das decisões avançadas.

Portanto, devido às opções simplificadas, você gasta muito menos tempo na plataforma para garantir que ela funcione sem problemas.

O benefício mais significativo das campanhas inteligentes é que elas visam e se otimizam.

O Google automatiza totalmente a experiência, criando anúncios com base no seu site e no seu perfil do Google Meu Negócio. Eles consistentemente otimizam e ajustam com base nas melhores práticas.

Obviamente, você pode editar o texto desses anúncios clicando no link “Editar anúncio” abaixo da visualização do anúncio.

Depois de desenvolver os anúncios, o Google escolhe os melhores canais, dependendo do seu tipo de negócio.

Por exemplo, se você estiver exibindo anúncios para sua empresa local, eles segmentarão automaticamente os públicos-alvo que pesquisam em sua área ou exibirão seus anúncios diretamente nas listagens do Google Maps.

Todo o ponto de venda das campanhas inteligentes é #SimplifiedAcquisition.

Comparado a campanhas regulares, você não precisa gerenciar dezenas de ferramentas, relatórios e modificações de lances para obter sucesso. (Mas há desvantagens em não ter esse acesso também, mais sobre isso posteriormente.)

Se a facilidade de uso é uma preocupação para você, o que significa que você é relativamente novo no espaço PPC, as Campanhas inteligentes são um ponto de partida fantástico.

Ele permite que você tenha algum controle sobre sua conta sem sobrecarregá-lo com muitos recursos.

A configuração da sua primeira campanha e anúncio leva apenas 15 minutos, enquanto pode levar horas, se não dias, em uma conta normal do Google Ads.

A segmentação é outro recurso exclusivo das Campanhas inteligentes.

Em vez de brincar com públicos-alvo personalizados, funções de FI, remarketing e diversas métricas de segmentação, você pode deixar o Google fazer o trabalho por você.

Com base na localização ou categoria da sua empresa, as Campanhas inteligentes segmentam os usuários da sua região com maior propensão a comprar.

Você nem precisa levantar um dedo para obter uma segmentação precisa do público-alvo – uma tarefa que geralmente leva meses para ser aperfeiçoada.

Se você ainda deseja controlar quais palavras-chave você segmenta, tem a opção de gerenciar quais frases de pesquisa ou palavras-chave você segmenta ou exclui de suas campanhas:

Você pode acessar essas opções clicando no link “Gerenciar tudo” na seção “Pesquisar frases” da visão geral.

A partir daqui, você pode ativar ou desativar qualquer frase de pesquisa que o algoritmo do Google considere relevante para sua empresa. Você pode alterar essa configuração com o botão na coluna “Status”.

Dando a você controle sobre o básico e automatizando o resto, as Campanhas inteligentes são convincentes.

Se você procura simplicidade com resultados para seus resultados, considere as Campanhas inteligentes durante toda a experiência do Google Ads.

Mas e as possíveis desvantagens?

As desvantagens das campanhas inteligentes

Aparentemente, as Campanhas inteligentes parecem incrivelmente atraentes. Pode até ser difícil entender por que nem todos os usam.

Gaste menos tempo para obter ótimos resultados e um retorno do investimento.

Parece promissor, certo?

Mas não tão rápido.

Acesso a menos dados

O painel simples e os relatórios vêm com uma desvantagem inegável: você tem acesso a menos dados.

Só porque você gasta menos tempo, isso não a torna automaticamente a melhor escolha para uma empresa.

Quando se trata de PPC, mais informações são quase sempre melhores .

Tomar decisões informadas para o seu negócio requer dados.

E, infelizmente, a interface da campanha inteligente do Google Ads não oferece tanto acesso ou controle sobre seus dados.

Ele deve ser simples e fácil de usar para um pequeno empresário que deseja obter um pouco mais de reconhecimento na pesquisa local ou no Google Maps.

Mas essas vantagens podem se transformar rapidamente em desvantagens.

Primeiro, a maioria dos anunciantes supera rapidamente a plataforma. Dentro de apenas algumas semanas, provavelmente não será suficiente para você obter o máximo de benefícios do PPC.

As Campanhas inteligentes são uma excelente plataforma de testes para ver como você pode se sair bem com o PPC, mas não é nem de longe perfeito.

De fato, em um estudo recente da BrightLocal , a maioria dos profissionais de marketing de PPC pesquisados ​​afirmou que as campanhas regulares do Google Ads eram muito mais eficazes do que as Campanhas inteligentes (AdWords Express no gráfico):

(Fonte da imagem)

77% declararam que as campanhas regulares eram mais eficazes.

Por quê?

Como a simplicidade pode ser útil para os empresários ocupados, mas não fornece ferramentas essenciais para o sucesso no Google Ads.

Menos controle de onde seus anúncios são exibidos

Com as Campanhas inteligentes, você assina a segmentação no algoritmo do Google. Não precisa ser uma coisa ruim, mas oferece muito menos controle sobre onde seus anúncios são exibidos.

Palavras-chave negativas são um ótimo recurso que permite garantir que você não gaste dinheiro exibindo anúncios para os termos de pesquisa incorretos.

Palavras-chave negativas ajudam a filtrar as palavras-chave indesejadas que custam dinheiro. Por exemplo, vamos imaginar que você estava recebendo cliques para “concessionária de carros usados”, mas só aluga veículos novos.

Esses cliques provavelmente resultariam em quase nenhuma conversão e toneladas de dinheiro desperdiçado.

Palavras-chave negativas permitem filtrá-las.

Embora você possa fazer isso de alguma maneira nas Campanhas inteligentes, marcando e desmarcando frases de pesquisa, não é específico o suficiente, pois mesmo tipos de correspondência simples podem impactar maciçamente palavras-chave negativas.

Por exemplo, se você deseja eliminar a palavra livre de suas palavras-chave e não qualquer outra coisa, insira-a entre aspas (“grátis”) para garantir que qualquer pesquisa com essa palavra seja eliminada.

Com um raio máximo de 40 milhas para a segmentação de usuários, suas opções para expandir seus negócios também são limitadas. Se você abrir uma loja em outro lugar da cidade, precisará criar uma nova campanha do zero, em vez de apenas adicionar o local.

Outra questão são os canais de anúncios. Embora as Campanhas inteligentes tenham a maioria dos mesmos canais que as campanhas regulares, você não pode decidir onde exibir seus anúncios.

Google faz.

Isso significa que você tem pouco controle sobre a personalização de anúncios para cada canal, provavelmente resultando em taxas de conversão mais baixas. (E mais dinheiro gasto em publicidade.)

No geral, as desvantagens da campanha inteligente estão intimamente relacionadas às suas vantagens.

Os recursos de simplicidade, automação e economia de tempo são ótimos. Ninguém está argumentando contra isso. Mas eles também limitam seu potencial de otimização e sucesso.

Quem pode obter as maiores recompensas das campanhas inteligentes do  Google Ads ?

As Campanhas inteligentes do Google foram projetadas para empresas locais com presença física.

Você precisa registrar sua empresa no Google Meu Negócio e ser listado no Google Maps mesmo para iniciar uma Campanha Inteligente.

Mas, por que você escolheria campanhas inteligentes em vez da experiência completa do Google Ads, mesmo se você é uma empresa local?

É simples:

O grupo que pode se beneficiar mais das campanhas inteligentes tende a marcar essas caixas:

  • Pequenas empresas com presença local
  • Baixo orçamento de publicidade
  • Nenhuma equipe de marketing
  • Sem dinheiro para consultores / agências
  • O proprietário / equipe está ocupado demais para aprender a exibir anúncios padrão do Google com eficiência

A verdade é que as campanhas inteligentes são feitas sob medida para uma pequena empresa com apenas alguns funcionários. Se você está ocupado com o dia-a-dia, mas pode usar alguns clientes extras, as Campanhas inteligentes podem ser a sua escolha.

Destina-se ao proprietário da empresa que usa vários chapéus, executando tudo, desde vendas, finanças, marketing a entregas.

Se você não tiver de três a cinco horas por semana para se dedicar ao gerenciamento do Google Ads, as Campanhas inteligentes gerarão tráfego (on-line e off-line) para sua empresa sem problemas.

Se você estiver interessado em desenvolver sua estratégia de PPC para se tornar uma parte massiva de sua estratégia de aquisição de clientes, provavelmente precisará se ramificar das Campanhas Inteligentes a longo prazo.

As campanhas inteligentes são um ótimo lugar para começar se você é novo no PPC, mas não deve ser como você executa suas campanhas para sempre.

5 dicas essenciais para o sucesso com as campanhas inteligentes do Google Ads

Se você decidir iniciar seu empreendimento com as Campanhas inteligentes do Google Ads, aqui estão cinco dicas essenciais para orientar sua jornada.

Dica 1: comece com um orçamento pequeno.

Talvez o aspecto mais importante da sua campanha inteligente seja o seu orçamento.

Por quê?

Porque o Google praticamente controla todo o resto.

Se você não definir um orçamento e cumpri-lo, poderá esperar que esse orçamento seja rápido.

E como você tem menos acesso às informações de relatórios, rastrear seu retorno do investimento não é tão fácil.

A menos que você esteja usando um software de rastreamento de conversões externo, o que é improvável se você estiver usando Campanhas inteligentes, é essencial começar pequeno.

Campanhas inteligentes são construídas para testar as águas do PPC. Se você deseja investir milhares de dólares mensais em PPC ou SEM, entre em contato com uma agência local ou consultor de marketing.

Comece criando um orçamento pequeno e suba até um orçamento confortável com base no sucesso relatado no painel.

Depois de fazer isso, considere aumentar esse orçamento ou saltar para a experiência completa do Google Ads.

Dica 2: agende seus anúncios com horário comercial.

Você pode não ter muito a dizer sobre onde , mas felizmente pode controlar quando seus anúncios são exibidos.

Por exemplo, seu horário comercial atual é limitado a 9 e 5? Você só tem pessoas nas linhas telefônicas de 1 a 5?

Dependendo da sua empresa, a programação de anúncios pode causar um impacto significativo na conversão dos usuários.

Se você estiver exibindo anúncios que geram ligações depois do horário comercial, essas chamadas custam dinheiro que você não está aproveitando.

Usando o novo recurso de programação de anúncios, defina seus anúncios para o horário comercial ou personalize-os diariamente, dependendo de suas necessidades:

Não precisa ser uniforme todos os dias, como neste exemplo. Se você tiver longas horas de trabalho em alguns dias, poderá alterar a programação para refletir isso.

Se a principal maneira anunciada de entrar em contato com a sua empresa for um formulário de e-mail, considere a exibição dos anúncios 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, você pode explorar compradores de impulso da meia-noite e pessoas que trabalham no turno da noite etc.

Dica # 3: fique atento às frases de busca.

Durante as primeiras semanas de sua campanha inteligente, verifique as frases de pesquisa no painel.

Essas frases controlam onde seus anúncios são exibidos na Pesquisa Google, no Google Maps e em milhares de sites em toda a Rede de Display do Google.

Se você vir termos de pesquisa com baixa intenção comercial (geralmente incluindo a palavra “grátis” ou “melhor”), desative esses termos.

É improvável que os usuários que pesquisam esses tipos de palavras-chave comprem seus produtos ou serviços.

Clique no botão na coluna “Status” para desativar os termos de pesquisa para sua campanha inteligente.

Dica 4: use fotos profissionais para sua listagem do Google Meu Negócio

Para obter todo o potencial das Campanhas inteligentes, é necessário ter uma listagem do Google Meu Negócio e conectá-la à sua conta do Google Ads.

Ele permite que seu anúncio seja exibido nos resultados do Google Maps e para que os pesquisadores solicitem direções para sua loja.

Não corra pelo seu perfil para obtê-lo online o mais rápido possível. Não se apresse e preencha-o com fotos profissionais.

Como empresa local, uma das suas ferramentas de vendas mais eficazes é como sua empresa aparece on-line. Seu perfil do Google Maps é uma grande parte disso, ainda mais se você estiver executando uma campanha inteligente do Google Ads.

Siga o exemplo do Ritz Carlton de Nova York. Use fotos profissionais para exibir e convide os clientes a visitar sua loja.

Dica 5: use software externo de rastreamento de chamadas.

O rastreamento de chamadas é difícil . É essencialmente pegar uma atividade offline (telefonemas) e transformá-la em métricas online.

Infelizmente, para os usuários, o Google Ads não fornece rastreamento detalhado de chamadas.

No Google Ads, você pode ver apenas códigos de área, datas, horas e duração das chamadas:

Embora isso possa lhe dar uma idéia generalizada de conversões, não é infalível.

A duração da chamada não garante necessariamente as vendas.

E apenas saber o código de área não ajuda a rastrear uma conversão.

Por exemplo, se você é uma empresa local, a maioria de suas chamadas será local.

O significado de todos esses códigos de área no relatório de chamadas verificadas não informa nada. Você não terá idéia de qual número de telefone completo e real foi convertido e de qual fonte ou palavra-chave.

Isso torna quase impossível entender quais chamadas foram geradas por anúncios e quais não foram.

Em vez de usar esses relatórios vagos, use um software de rastreamento de chamadas externo como o CallRail . Ao conectá-lo diretamente ao Google Ads, você pode começar a rastrear chamadas telefônicas completas em apenas alguns minutos com recursos como gravação gratuita de chamadas.

Quando alguém liga para sua empresa, o CallRail registra suas informações no painel. Isso inclui informações como números de telefone, nomes completos, locais, palavras-chave e fontes:

Ele fornece uma imagem clara de quem se converteu e de onde o lead foi gerado.

O uso de um software de rastreamento de chamadas externo é essencial para ter um melhor rastreamento de chamadas telefônicas nas campanhas inteligentes e nas campanhas do Google Ads em geral.

Conclusão

O Google Ads é uma plataforma incrivelmente complexa para se ajustar, e muito menos para executar uma campanha bem-sucedida.

O número de detalhes que você precisa conhecer para executar uma conta do Google Ads com êxito é impressionante.

Existem inúmeros relatórios, painéis, métricas, ferramentas e configurações para usar e analisar. Mais do que nunca em 2019.

Digite: Campanhas inteligentes do Google Ads (anteriormente conhecido como AdWords Express).

Ao simplificar suas opções e automatizar o processo, você quase não precisa tocar na plataforma para gerar clientes e vendas.

As Campanhas inteligentes exibem automaticamente anúncios para os locais em sua área para gerar visitas a sites, vendas online e visitas a lojas offline.

É uma maneira excelente e barata de gerar mais vendas.